Feedback de criticas e respostas sobre o Pro Evolution Soccer 2014 

1ª As licenças novas como AFC, Argentina e Chile embora sejam boas novidades consistem em sua maioria em times muito fracos. Isso mudará para as próximas edições?

Não podemos colocar todas as ligas nem todos os jogadores num mesmo nível. Italianos em geral tem reclamado de que a Liga Italiana com exceção da Juventus possui apenas times fracos. Não concordamos mas temos dados comparativos que mostram uma queda na competitividade desta liga. Ano passado recebemos diversas críticas em relação a Liga do Brasil, esse ano não me lembro de ter visto isso, pois tivemos um ano para cruzar dados e chegar a números mais próximos da realidade.

2ª A Konami tem um número enorme de licenças que não usa, tanto de estádios quanto de clubes e seleções, qual a razão?

Temos tentado dar passos certeiros e bem mais cuidadosos em relação a licenças. Priorizar sempre nossos maiores e mais fiéis mercados. Ao longo dos últimos anos percebemos que estávamos desperdiçando dinheiro em algumas licenças. Temos um pacote de novidades para distribuir durante todo o ano para os fãs do game e pensamos no game a longo prazo. Há quem ache que porque foi feito e lançado no PS3 e XBOX 360 não tivemos os devidos cuidados, isso não procede de forma alguma.

3ª Copa Sul Americana, Recopa, J-League, estádios brasileiros e argentinos são todas do interesse dos maiores mercados da Konami. De algumas semanas para cá simplesmente paramos de ouvir sobre elas, o que está havendo?

As licenças das Américas dependem da Conmebol e não há nada que possamos fazer enquanto ela não obtivermos o novo contrato válido até 2016. Não podemos inserir uma competição no game sem os termos legais estarem ajustados mas não creio que a Confederação da América do Sul tenha interesse algum em prejudicar os fãs dos times locais impedindo a chegada destes torneios ao game. Estádios chegarão vários via diversas DLC, tanto para a Argentina quanto para o Brasil.

4ª J-league? Não é importante apenas para a Ásia, temos na América do Sul milhares e milhares de fãs do torneio e desde o início do ano a Konami acenou com a volta da competição ao ocidente. Mais duas competições licenciadas para PES 2014 ainda não chegaram ao jogo, qual a previsão?

Não iremos decepcionar os fãs. Como já dito traremos aos fãs o que eles desejam formatando Winning Eleven ao gosto dos fãs. Como e quando updates, upgrades e novidades chegarão a todos é uma questão decidida pelo núcleo da PES Productions.

5ª PES 2014 tem sofrido críticas duras de muitos fãs em relação ao que chamam de parecer jogar um game em câmera lenta, falhas na movimentação dos jogadores, servidores problemáticos…

6ª Em relação aos servidores temos tido o cuidado de realizar análises minuciosas logo no lançamento do game com o intento de prepará-lo para os maiores picos de usuários que teremos a partir de Novembro, quando as vendas de Natal são até maiores que as pós-lançamento. Outro detalhe é que nossos maiores mercados possuem leis frouxas contra a pirataria. Tem sido comum as pessoas comprarem a versão pirata para testar e depois apenas comprar a original. Esse ano o papel se inverteu e tivemos uma pré-venda incrível, e logo após o lançamento oficial algumas lojas já não tinham o game em estoque.

Trabalhamos com a data de 27 de Setembro como data de lançamento para a América Latina, e a partir dessa data nossos servidores já estarão operando numa capacidade bem mais ampla. Vamos recordar também a promessa de combater trapaceiros a todo custo. Por isso contamos com a ajuda dos maiores sites dedicados a Winning Eleven e suas comunidades para banir pessoas que estragam a diversão alheia.

A série mudou muito e os jogadores confundem uma certa dificuldade nos novos controles do game com falhas do game. Temos sido criteriosos em analisar essas críticas. Jogador que deixa a bola passar ao seu lado e não se move, goleiros que ora são ágeis, ora são estáticos, força dos chutes, precisão. Não a toa pedimos tanto para que dediquem-se a treinar bastante, habituar-se a esse novo game. Em um ou dois meses não veremos mais reclamação nenhuma sobre isso pois de verdade não trata-se de bugs.

7ª Quanto ao problema na Live onde o Data Pack 1.01 aparece como corrompido?

O problema já está praticamente resolvido. A comunidade recebeu uma alternativa para atualizar seu PES 2014 no XBOX 360 com o uso de um pendrive e programas terceiros para a inclusão de conteúdo no sistema. Mas acredito que a atualização do Data Pack já esteja pronta para ser novamente disponibilizada para os jogadores. pedimos sinceras
desculpas quanto a esse inconveniente.

8ª Para quem já resolveu o problema dos dados corrompidos haverá algum conflito quando o Data Pack ressurgir para download?

Se o problema já estiver resolvido a mensagem de novo pacote de dados para baixar não surgirá. De maneira alguma haverá conflitos pois a própria Konami buscou essa alternativa e indicou a todos que tivessem passando por essa dificuldade no momento, portanto é seguro e não danificará seu console de forma alguma.

9ª Muitos acusam a Konami de ter lançado um jogo inacabado, o que responder a isso?

Winning Eleven nunca foi uma franquia de trazer tantas novidades ao longo do ano. Basicamente atualizávamos elencos após a janela de transferências e corrigíamos um problema ou outro que surgia. Mudamos a mentalidade para essa nova fase da franquia. Teremos um jogo sempre renovado, sempre atualizado e com novidades pontuais, sem
jamais comprometer o desempenho da engine.

10ª Master League e Become a Legend serão os game modes mais privilegiados com esses upgrades? algum será pago?

Fonte: PESBR